ESTOU GRAVIDÌSSIMA...

Gente, eu não acreditei quando lí o exame... a sensação foi igual a da Luíza, uma tremedeira imensa nas pernas. Eu estou muito feliz, aliás, estamos todos comemorando o resultado, se Deus quiser, e ele há de querer, daqui alguns meses eu vou estar com o meu mais novo bebezinho em meus braços.

Estou na 5° semana de gestação, semana que vem já vou fazer a minha primeira ultra som.



5° semana.
(cerca de 3 semanas após a concepção).

O embrião em desenvolvimento tem 3 membranas celulares. Na membrana superior (ectoderma), forma-se o tubo neural, que posteriormente se transformará no sistema nervoso (cérebro, medula espinhal), pele, pelos e cabelos, lentes do olho, revestimento dos ouvidos interno e externo, nariz, seios da face, boca, ânus, esmalte dos dentes, hipófise e glândulas mamárias. Na membrana do meio (mesoderma), o coração e o sistema circulatório, os pulmões, ossos, músculos, tecido linfático, baço, sistema excretor (rins e ureteres) e órgãos reprodutivos vão se formar. Nesse estágio, entretanto, o coração e o sistema circulatório se desenvolvem muito mais rapidamente. Na verdade, o sistema circulatório é o primeiro a funcionar. Na membrana inferior (endoderma), um tubo simples vai se formar dando origem aos intestinos, fígado, pâncreas e bexiga.

No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.
Futura mamãe:
Sua menstruação está atrasada e, provavelmente, você está grávida. Existem vários "kits" disponíveis para teste de gravidez já com poucos dias de atraso menstrual. Contudo, o ideal é fazer uma dosagem sangüínea do hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica beta) que é produzido, especificamente, pela placenta em formação. As alterações hormonais que acompanham a gravidez tornam suas mamas inchadas e doloridas, à medida que as glândulas de leite se multiplicam. Você pode começar a sentir mais fome e enjôo pela manhã. Seu útero, em crescimento constante, começa a pressionar a bexiga, aumentando a freqüência urinária. Esses sintomas variam em intensidade de mulher para mulher e de gravidez para gravidez numa mesma mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todo mundo resfriado...

Primeiro de abril, sua calça caiu, seu pai não viu!!!