domingo, 12 de agosto de 2007

9° semana de gestação.


Amanhã eu completo 9 semanas de gestação, sabe o que dizem os sites?

http://www.bebe2000.com.br/materia.asp?materia=164
09ª - Nona Semana: A pele do seu rosto - agora mais lisa - denuncia a presença do hormônio Gonadotrópico Coriônico Humano (HCG). Seu cabelo ficará menos oleoso, os seios tendem a ficar mais sensíveis e surgirá alguma secreção vaginal, totalmente natural. No seu bebê os olhos já estão bem desenvolvidos, cobertos por uma membrana palpebral. A cabeça, relativamente grande e curvada em direção ao tórax, não será ainda proporcional ao corpo. Os braços e as mãos estão num processo rápido de desenvolvimento, bem maior do que as pernas e os pés. As pontas dos dedinhos da mão estão claramente definidas. Com cerca de 20 a 30 mm de comprimento céfalo - nádegas, seu filhinho pesa cerca de 4 gramas.
(cerca de 7 semanas após a concepção)
No início desta semana o bebê mede cerca de 15-16 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdome, enquanto o corpo cresce. Os dedos das mãos, incluindo o polegar, já apareceram, mas ainda são curtos e acolados. Os ossos e cartilagens continuam a se desenvolver. No final desta semana, o embrião mede cerca de 20 mm e pesa cerca de 1,0 g. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdome. Algumas glândulas já começam a funcionar (hipófise, adrenais). A placenta substitui o corpo lúteo na produção de progesterona.

A futura Mamãe: Já falhou a segunda menstruação. Suas mamas já aumentaram e ainda continuam sensíveis. Use um sutiã que dê suporte às suas mamas sem apertá-las e você vai sentir mais alivio. Sua cintura pode estar aumentando e você ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona - que aumentam seus níveis sangüíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez). Veja como lidar com os desconfortos da gestação.

Nenhum comentário: