domingo, 19 de agosto de 2007

10 semana de gesatação:

Semana passada estive em minha segunda consulta pré-natal,graças à Deus está tudo jóia comigo e com o bebê, só estou um pouquinho gripada e com uma febrezinha chaaaaata mas essas coisas podem acontecer né. Daqui a dez dias eu vou fazer a ulta som transnucal, que bom vou ver meu bebezinho novamente.


Aí vai notícias frescas do desenvolvimento do bebê:

O bebê:

(cerca de 8 semanas após a concepção)
No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo se moverão para cima à medida que ela crescer. Nos próximos 3 dias a língua termina sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdome. Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. No final desta semana, o embrião mede cerca 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes..

A futura mamãe:

O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.




http://www.clinicafgo.com.br/semana10.html


10 semanas: Já se move!
A partir da décima semana começam a amadurecer as conexões entre os músculos e o sistema nervoso periférico, pelo que os movimentos começam a ser cada vez mais frequentes. Também aparecem os reflexos de abertura e fecho da boca e das mãos. Nesta semana também se forma o palato, a glândula da tiróide, o pâncreas e a vesícula. Os intestinos que primitivamente se encontravam no cordão umbilical entram na cavidade abdominal, e aparece a musculatura intestinal e estomacal. O baço e a medula começam a produzir o sangue do feto. http://www.bebebusca.com.br/link.asp?345

Essa semana me bebezinho esta desse geito:http://www.babyzone.com/calendar/







10ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
Começa o período fetal. O embrião agora é chamado de feto. Seu comprimento varia de 30 a 42mm e seu peso aproximado é de 5g.
Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. O coração está pronto. Os olhos deslocam-se para frente e os dedos começam a separação.
Já se passou a fase crítica de malformações congênitas, mas fique sempre atenta, pois drogas e raio-X ainda atrapalham o desenvolvimento do feto.
Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.
O corpo da mamãe está mais redondo, a glândula tireóide está maior devido ao aumento de hormônios. Isso provoca sensibilidade, irritação e choro fáceis.
Por outro lado, o mal estar como os enjôos e azia diminuem.

http://guiadobebe.uol.com.br/gssemana/10_semana.htm

Nenhum comentário: